Conhecido cientificamente como Columba Livia, o pombo tem suas origens nos litorais rochosos e nos campos da Eurásia. Domesticado e socializados, vivem em liberdade na maioria dos centros urbanos podendo chegar a 35 anos de vida. Sua dieta é baseada em grão de cereais e seus derivados, incluindo pequenos insetos. Na base do bico, possui uma carnosidade denominada de seromas nasais, que o distingue das demais espécies de aves.
Considerada a ave símbolo da paz, tem um carinho do público em geral, minimizando e menosprezando os riscos de saúde a eles associados. São comparados aos ratos em termos de risco a saúde humana, sendo considerados ratos voadores. Pessoas que nunca toleraria uma colônia de ratos no seu porão não se importam com os pombos que vivem nas vigas do telhado de suas residências.
Aos pombos, podem ser associados os tipos de agentes infecciosos: Criptococose, histoplasmose, salmonelose, ornitose e dermatites. Devido ao intestino curto, os pássaros defecam constantemente, apresentando fezes de acidez elevada. Esculturas, fachadas de igrejas e as edificações pertencentes ao patrimônio histórico são os mais afetados pelos danos causados por pássaros. Veículos, máquinas operatrizes e materiais em estoque nos armazéns também estão no grupo dos prejudicados.
Quer se livrar dos insetos, cupins, ratos
e das pragas urbanas em geral?
contato@dedetizadorajmpontual.com.br